Apresentação da Disciplina

Em dezembro de 2013 fizemos no mestrado a disciplina de “Tecnologias de Informação e Comunicação”, ministrada pelo prof. Jorge Miguel. Tivemos uma grande aprendizagem, pois ele nos apresentou 17 ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação como: skydrive, blogger, scribd, dropbox, youtube, entre outras, que todos, principalmente professores podem utilizar para melhorar o processo de ensino aprendizagem oferecendo uma aula com maior qualidade. Foi uma semana bem puxada, mas com um significado imenso para nós, devido à diferença que cada uma dessas “ferramentas” tem e que poderá contribuir de forma significativa para a nossa vida profissional, acadêmica e pessoal.
Então, o que vem a ser Tecnologia da Informação e Comunicação?

Tecnologia da Informação e ComunicaçãoTIC pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas em todos os âmbitos da sociedade e na área educacional as TICs são mais favorecidas. Na educação presencial, as TICs são vistas como potencializadoras dos processos de ensino – aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento – aprendizagem - comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais.

As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo. Com a popularização da internet o uso das TICs se potencializou em muitos campos, novos sistemas de informação e comunicação foram criados como e-mail, fóruns, comunidades virtuais, entre outros, formando uma rede que possibilita o relacionamento entre humanos.

O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e informação dos processos decorrentes em meios virtuais, favorecendo assim escolas e empresas.

Através do trabalho participativo/colaborativo, profissionais mesmo estando distantes uns dos outros podem trabalham em equipe, trocando informações e esse intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais ou pessoas comuns. A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Muitos falam que estamos na era do conhecimento, mas na verdade vivemos na era da informação que necessita ser transformado em conhecimento, e que o uso das TICs poderá nos auxiliar a gerar esse conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário